ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ONLINE

O que é Orientação Psicológica Online?

É uma modalidade de atendimento psicoterapêutico e outros serviços psicológicos específicos realizados a distância por meio do computador através de psicólogos(as) inscritos no Conselho Regional de Psicologia (CRP). Para que esse tipo de serviço possa ser oferecido ao usuário, o psicólogo(a) necessita ter um site exclusivo para este fim (ou ser associado a alguma empresa que possua plataforma virtual e preste serviços psicológicos online).

O site particular ou prestador de serviços deverá passar por uma avaliação e autorização prévia junto ao Conselho Federal de Psicologia (CFP) e apenas após essa aprovação, o serviço poderá ser realizado. Os sites devidamente cadastrados e autorizados para este fim devem apresentar o certificado de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, conforme os critérios do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde e respeitar o Código de Ética Profissional do(a) psicólogo(a).

Cabe ressaltar que, este tipo de atendimento psicoterapêutico é de caráter exclusivamente experimental, sendo a resolução CFP n° 11/2012 quem regulamenta os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação à distância.

A quem se destina?

 

O atendimento online destina-se a usuários maiores de 18 anos, porém, nos casos em que o usuário seja menor de 18 anos, faz-se necessário uma autorização prévia por escrito dos pais e/ou responsáveis. Cabe ressaltar que o atendimento online possui caráter pontual, não devendo substituir o atendimento presencial.

 

 

 

 

 

_________________________________________________________________________________________________________

 

 

As pessoas que podem se beneficiar deste atendimento são aquelas que por algum motivo não possuem meios de serem atendidas pela modalidade presencial, como exemplo: pessoas que estejam acamadas, em situação de viagem, residentes de outros países ou cidades que possuam limitações de profissionais de psicologia, pessoas hospitalizadas, pessoas com dificuldades de locomoção, pessoas com transtorno do pânico e que não consigam sair às ruas ou até mesmo transtornos que limitem sua autonomia.

 

 

 

 

 

_________________________________________________________________________________________________________

 

Quanto ao objetivo do atendimento, caracteriza-se pela mesma necessidade particular que leva cada cliente à procurar psicoterapia ou orientação psicológica presencial, podendo ser qualquer motivo que o leve ao alívio do sofrimento mental em busca do bem estar e qualidade de vida.

 

Importante!

Cabe ressaltar que a orientação psicológica não é recomendada em casos que se configure tentativa de suicídio, sendo neste caso aconselhável o contato com o órgão CVV (Centro de Valorização da Vida) no telefone 141 .