ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ONLINE

Que serviços psicológicos podem ser oferecidos nessa modalidade de atendimento?

Serviços psicológicos realizados a distância de forma pontual, para fins informativos e de orientação psicológica, desde que respeitem a devida regulamentação e que não firam o Código de Ética Profissional do(a) psicólogo(a), seguindo rigorosamente os critérios abaixo propostos pela resolução do CFP:

Orientações psicológicas pontuais
Orientações psicológicas breves e pontuais, realizadas em até 20 encontros virtuais de 50 minutos cada, através de mídias como: skype, whatsApp, e-mail, áudio ou similares.
Serviços de pré-seleção de pessoal
Processos de pré-seleção de pessoal como por exemplo, entrevistas de triagem via skype ou similar, sendo estas individuais ou coletivas.
Aplicação e correção de testes psicológicos
Aplicação e correção de testes psicológicos online, devidamente aprovados e regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Supervisão de estagiários e profissionais recém-formados
Orientação e supervisão de atendimento do trabalho de psicólogos em formação ou iniciantes, de forma complementar e eventual.
Atendimento de clientes em trânsito
Atendimento de clientes em trânsito (viagem, férias, etc.) e/ou impossibilitados de atendimento presencial (acamados, hospitalizados, etc.).
Clientes residentes em outras localidades
Clientes residentes em outras localidades onde há dificuldade de psicólogos especialistas para a demanda ou abordagem escolhida pelo cliente.

 

Quais os meios eletrônicos utilizados para o atendimento online?

As mídias eletrônicas utilizadas para este fim ficam reservadas ao Skype, MSN Messenger, WhatsApp,Plataformas Virtuais ou Similares. Os encontros virtuais podem ser realizados através do computador, notebook, tablet ou celular, bastando o cliente possuir acesso à internet compatível com o dispositivo a ser utilizado, assim como fones de ouvido.

Sigilo e vulnerabilidade do meio eletrônico:

Cabe ao psicólogo zelar pelo sigilo sobre os atendimentos psicoterapêuticos virtuais, tanto quanto nos atendimentos presenciais, conforme Código de Ética Profissional do Psicólogo. Vale destacar que o meio eletrônico possui vulnerabilidade, não sendo considerado 100% seguro. Desta forma, recomenda-se que o usuário tome alguns cuidados como por exemplo: não utilizar meios tecnológicos compartilhados e que possua antivírus, para que através desses cuidados possa minimizar os riscos existentes.
Lembrando que é expressamente proibida a gravação e/ou filmagem da sessão online sem a prévia autorização do usuário e do psicólogo. Recomenda-se ainda que, no momento do atendimento, o cliente utilize um local reservado, sem ruídos ou interrupções de pessoas ou aparelhos eletrônicos.

Fonte do conteúdo do site: Cartilha Sistema de Cadastro de Sites CFP (https://cadastrosite.cfp.org.br/cadastro)